Fronteiras Interdisciplinares da Antiguidade e suas Representações

Integrante do Limes/Ufes estará no III Colóquio Internacional do Leir/Ufes

Entre os dias 22 e 24 de novembro de 2022 ocorrerá o III Colóquio Internacional do Laboratório de Estudos sobre o Império Romano (Leir/Ufes). O tema do evento é A cidade antiga entre a História e a Arqueologia e acontecerá nas dependências da Ufes, campus Goiabeiras. O doutorando e membro do Limes/Ufes Irlan de Sousa Cotrim (PPGHIS/Ufes) fará uma comunicação numa sessão coordenada no dia 23 de novembro (das 9h às 11h). O título da comunicação será FISCI IVDAICI CALVMNIA SVBLATA: repensando a damnatio memoriae de Domiciano (96-98).

Segue o resumo da apresentação: A fabricação de imagens dos governantes não é um fenômeno atual ou mesmo raro. A propagação de imagens, símbolos e emblemas nos mais variados suportes representa a presença do poder do soberano, expressando a sua majestade seja em Monarquias ou em Repúblicas situadas no ontem e no hoje. O Mundo Antigo foi o palco de inúmeras experiências políticas nas quais o seu chefe supremo e seu grupo de séquitos não se furtaram da produção, em massa, de imagens do poder, desejosos pela amplificação de determinadas – e não fortuitas – representações e ideias políticas que moldavam o caráter do governo e a persona do governante. Objetivamos com esta comunicação, entrever como a imagem de um governante predecessor pôde ser usada e abusada pelo sucessor que estava no poder, apesar da existência de um dispositivo jurídico que promovia a obliteração da imagem do antecessor, a damnatio memoriae. Utilizaremos o caso da imagem de Nerva em um sestércio datado entre os anos de 96 e 98 d. C. como documentação. Defendemos que a fabricação da imagem pública de Nerva se constituiu de um amálgama formado entre a lembrança do passado de Domiciano e a promoção do momento presente do fundador da dinastia nerva-antonina. Para tanto, utilizamos os conceitos provenientes da retórica antiga, elogio e vitupério, de representações e práticas de Roger Chartier e de propaganda cunhado por Ana Teresa Marques Gonçalves.

 

O evento é aberto à toda comunidade acadêmica. Para obter o certificado de ouvinte e de minicurso, solicita-se inscrição e o pagamento de R$ 15,00.

Clique aqui para inscrever-se!

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910