Publicação: "A construção da persona satírica nas Sátiras de Pérsio", de Ruth dos Santos Silva e Leni Ribeiro Leite

Divulgamos a publicação de "A construção da persona satírica nas Sátiras de Pérsio", de autoria de Ruth dos Santos Silva (mestranda em Letras PPGL/Ufes) e de Leni Ribeiro Leite (PPGHIS/PPGL/Ufes). O artigo faz parte do trigésimo nono número publicado em 2020 da revista Calíope - Presença Clássica mantida pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Letras Clássicas da instituição (PPGLC/UFRJ).

As autoras analisaram a construção da persona satírica nas Sátiras do poeta romano Aulo Pérsio Flaco a partir dos conceitos de persona de Paulo Sérgio Vasconcellos (2016) e Diskin Clay (1998) que abarca a distinção entre autor empírico e persona poética de modo a evitar leituras autobiográficas em textos literários. Outro conceito utilizado pelas autoras foi o de éthos de Dominique Maingueneau. As autoras defenderam que nas Sátiras, Pérsio constrói um éthos conservador que se excede nos vulgarismos para criticar os padrões sociais romanos além de se queixar das práticas letradas da época, do helenismo, do apego material e, finalmente, defender o estudo da filosofia estoica.

O artigo pode ser acessado clicando aqui.