Publicação: "A recepção do epos clássico vergiliano no poema sacro e tragicômico Eustachidos, dado como do Frei Manuel de Santa Maria Itaparica", de Dreykon Fernandes Nascimento e Leni Ribeiro Leite

Divulgamos a publicação do artigo A recepção do epos clássico vergiliano no poema sacro e tragicômico Eustachidos, dado como do Frei Manuel de Santa Maria Itaparica, de autoria do mestrando Dreykon Fernandes Nascimento (PPGL/Ufes) e de Leni Ribeiro Leite (University of Kentucky). O trabalho compõe o septagésimo nono número da revista Humanitas, periódico da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Portugal.

Os autores analisam o poema Eustachidos, dado como do Frei Manuel de Santa Maria Itaparica, tendo em vista a configuração genérica da obra, segundo preceptistas como Torquato Tasso (1964), Giovanni Savio (1601) e Francisco José Freire (1759), e a sua recepção dos modelos épicos clássicos vergilianos das Geórgicas e da Eneida. Eles concluem que o cuidado com esses resíduos chegados até a contemporaneiradade, mas ainda relegados de maiores atenções, é importante na medida em que complexifica o entendimento sobre as práticas letradas do Setecentos américo-português e sobre o funcionamento de seu campo discursivo colonial.

O artigo completo pode ser acessado clicando aqui.