Fronteiras Interdisciplinares da Antiguidade e suas Representações

Publicação: “A construção da imagem de Eudóxia na Homilia dicta postquam reliquiae martyrum, de João Crisóstomo (séc. V)”, de Irlan de Sousa Cotrim

Divulgamos a publicação de A construção da imagem de Eudóxia na Homilia dicta postquam reliquiae martyrum, de João Crisóstomo (séc. V), de Irlan de Sousa Cotrim (doutorando, PPGHIS/Ufes).

O referido texto foi publicado como capítulo no livro Sociedades de controle, discursos e representações no contexto Tardo Antigo e Medieval, organizado pelos professores Dr. Sérgio Feldman, Dr. Pablo Gatt e Pietro de Chiara (mestrando, PPGHIS/Ufes).

Neste capítulo, Irlan de Sousa Cotrim disserta sobre Élia Eudóxia, uma figura de grande prestígio na vida religiosa e política do Império Romano do Oriente entre os séculos IV e V. A Imperatriz-Consorte teve proeminência nos assuntos imperiais ligados ao cristianismo, como na chegada das relíquias dos mártires entre 400 e 402, evento descrito em uma homilia do bispo João Crisóstomo. O autor analisa, na Homilia dicta postquam reliquiae martyrum, os momentos em que João Crisóstomo representou Eudóxia como uma mulher próxima do divino, apesar de sua condição feminina, e exaltou a monarca como detentora do imperium em conjunto com seu marido, o imperador Arcádio (395-408).

O capítulo pode ser encontrado clicando aqui.

Tags: 
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910