Publicação: "A busca pela legitimidade no Principado: grupos de chancela do poder, propaganda e circularidade a partir das moedas do ano dos quatro imperadores (69 d.C.)”, de Irlan de Sousa Cotrim

Divulgamos a publicação de "A busca pela legitimidade no Principado: grupos de chancela do poder, propaganda e circularidade a partir das moedas do ano dos quatro imperadores (69 d.C.)”, de autoria do doutorando Irlan de Sousa Cotrim (PPGHIS/Ufes), no livro Crenças e culturas em circularidade no contexto Tardo Antigo e Medieval, volume I (Barlavento, 2025). A obra foi organizada por Pietro de Chiara, Sérgio Alberto Feldman e Pablo Gatt, reunindo contribuições de diversos estudiosos do mundo antigo, tardo antigo e medieval.
No capítulo, o autor analisa como os imperadores Galba, Oto, Vitélio e Vespasiano recorreram à produção numismática como meio de afirmação política durante a instabilidade do chamado Ano dos Quatro Imperadores (69 d.C.). A partir dos conceitos de circularidade, de Carlo Ginzburg, propaganda, de Ana Teresa Marques Gonçalves, e grupos de chancela do poder, de Egon Flaig, Irlan de Sousa Cotrim demonstra que as moedas funcionaram como instrumentos de comunicação política entre imperador, Senado, forças militares e plebe urbana.
A pesquisa evidencia que cada governante mobilizou e reinterpretou símbolos tradicionais — como virtude, vitória militar, segurança, liberdade e paz — de acordo com suas necessidades de legitimação, transformando a numismática em espaço de disputa e negociação simbólica. Por fim, o estudo mostra como a dinastia flaviana, consolidada por Vespasiano, utilizou as moedas para construir uma narrativa de continuidade, assegurar estabilidade e projetar a legitimidade de seus herdeiros, Tito e Domiciano.
O livro completo está tá disponível para leitura clicando aqui.
O capítulo específico está disponível para leitura clicando aqui.